23/07/2015

Simulador de direção passa a ser obrigatório nas autoescolas de todo o Brasil

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu tornar obrigatória a utilização do simulador de direção nas autoescolas de todo o Brasil. A resolução sobre temafoi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira. Até o momento, somente quatro estados exigem as aulas nos simuladores: Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas. Segundo o Contran, o pedido da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o país.
Conforme a norma, os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou motoristas que irão mudar de categoria, serão obrigados a fazer, no mínimo, cinco horas/aula no equipamento, sendo uma com conteúdo noturno. As aulas devem ser realizadas depois da conclusão do curso teórico e antes da prática nas ruas.

Os centros de formação de condutores terão até 31 de dezembro para se adaptar. Inicialmente a determinação vale para os que vão dirigir carros de passeios, na categoria B. Numa segunda etapa, será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

O presidente do Contran, Alberto Angerami, afirma que a maior preocupação é com a segurança no trânsito, e ressalta que o pais já tem bons resultados nos estados que já aplicaram a medida, como no Rio Grande do Sul, onde foi registrada uma redução no número e acidentes depois da obrigatoriedade do simulador.

Nenhum comentário: